05 março 2013

2

Alergias

Hoje vim falar de alergias, para começar vamos entender o que é alergia e alguns tipos de alergia.
A alergia é uma reação imunológica a alguma substância que tenham entrado em contato com o corpo - inalada, ingerida ou simplesmente tocada.
O sistema imunológico do organismo reage ao alérgeno (a substância que causa a reação) secretando histamina e outros compostos químicos no sangue, o que provoca sintomas como congestão nasal, irritação na garganta, diarreia  coceira no nariz e nos olhos e urticária (manchas ou placas avermelhadas de tamanhos variados, que  "passeiam" pelo corpo, acompanhadas de coceiras)

Alguns tipos de alergias:

Dermatite Atópica.
é uma doença crônica que causa inflamação da pele, levando ao aparecimento de lesões e coceiras. A dermatite atópica afeta geralmente indivíduos com história pessoal ou familiar de asma, rinite alérgica ou dermatite atópica. Sua causa é desconhecida, porém se sabe que não é uma doença contagiosa e sim uma doença de origem hereditária.


Alergia Alimentar.
A Alergia alimentar é uma reação adversa a determinado alimento. Envolve um mecanismo imunológico e tem apresentação clínica muito variável, com sintomas que podem surgir na pele, no sistema gastrintestinal e respiratório. As reações podem ser leves com simples coceiras nos lábios até reações graves que podem comprometer vários órgãos. A alergia alimentar resulta de uma resposta exagerada do organismo a determinada substância presente nos alimentos.
                 
Diferença entre alergia e intolerância alimentar?
Quando se fala em alergia alimentar se refere à proteínas do alimento, por exemplo, as proteínas do leite de vaca, que são: caseína e betalactoglobulina. Quando se fala em intolerância alimentar, estamos nos referindo aos açúcares dos alimentos. No caso do leite de vaca, o açúcar importante é a lactose e, portanto, chamamos de Intolerância à lactose e não, alergia à lactose.
Para quem quiser ver mais um pouco sobre o assunto, segue a fonte:

Fonte:

2 comentários :

  1. Caramba meu também tem alergia mas ainda não sei estou esperando a clinica da familia marca espero que não demore uma bela noite
    www.samukatraquina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Boa noite,venho através do entre blogs e adorei seu cantinho as dicas principalmente sobre alergia muito interessante e útil.
    Abraços
    Vanessa
    www.naturebalife.com

    ResponderExcluir

Ola! Obrigada por ler o meu post e fico muito feliz por deixar um comentário...
Muito Obrigada pela visita, volte sempre :)

Design: Acessórios e personalizações de blogs| Tecnologia do Blogger | Todos os direitos reservados ©2012